Embankment #7

Programa Antena 4 / Fundação de Serralves
Inauguração: 24 de Abril de 2010
patente até 27 de Junho de 2010
Local: Torres Vedras (Paços do Concelho)



O Colectivo Embankment é um núcleo constituído desde 2005 que opera sobre situações contextuais específicas, recriando modus operandi baseados em metodologias ficcionadas, através da manipulação de arquivos e espólios. A exposição “Embankment #7”, em Torres Vedras, surge de uma escolha sobre o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves. Das inúmeras peças que o constituem foi seleccionado um conjunto alargado de obras que se distribuem por quatro níveis diferenciados.
Para cada nível foi endereçado um convite a um autor. Aos convidados foi pedido um texto-obra que se relacione com cada um dos níveis referidos, o qual se pretende que seja um dispositivo interventivo no próprio desenho da exposição.




Situado no átrio principal dos Paços do Concelho, o Nível 1 consiste num “Espaço de Dispersão Inclusiva”, onde a publicação — enquanto processo de coabitação de conteúdos numa mesma superfície — é a base de uma exploração em torno da dispersão, do arquivismo e da montagem. 


Texto-obra: Susana Caló e Godofredo Pereira


A Sala de Sessões e o Salão Nobre dos Paços do Concelho, entendidos como espaços panópticos e alegóricos da prática de poder, são ocupados pelo Nível 2, um “Espaço de Mediação”.


Texto-obra: António Fernando Cascais


No Nível 3, “Espaço Meta-Narrativo”, organiza-se um hipotético arquivo de imagens-movimento. À sugestão de um alinhamento estruturado de importâncias históricas, procura-se acrescentar uma narrativa capaz de reorganizar a percepção de cada uma das partes em favor de uma nova ficção. 


Texto-obra: Miguel Leal




O Nível 0 apresenta-se como um “Espaço de Depósito Utópico” dedicado a um pequeno, mas denso, depósito de peças proto-u-tópicas. Objectos artísticos que encerram uma narrativa própria pela sua força conceptual e escala específica.


Texto-obra: Pedro Bandeira




Agradecimentos: equipa montagem de Serralves, Filipa Loureiro, Catarina Sobreiro, Ricardo Nicolau e Pedro Nora. 
..............................................................................................................................